top of page
Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem
na formação docente
(Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia; Núcleo de práticas e linguagens docentes)
encantartes: falar, ler e escrever
Atendimento aos alunos dos Anos iniciais e projetos -PIBEX (2017 e 2018) e PIBIC (2017). Atendimento aos docentes da Ed. Básica. Estudo coletivo mensal. Temáticas da Alfabetização e do Letramento. Assessoramento às turmas com os bolsistas e não bolsistas- Contação de histórias, mediação de escrita, leitura e acompanhamento da avaliação.
Públicos: alunos do 1º ao 5º ano e EJA, em especial, os retidos do 3º ano e docentes. Produção de artigos científicos com os docentes.
Ele favoreceu a ampliação e registro do grupo iniciantes de contadores de histórias e de leitura do IEMCI.
O EncantArtes teve o apoio técnico também das professoras Suani Trindade Corrêa e Valdete Leal de Oliveira, a partir da oferta do curso "Vivências teatrais na Formação inicial docente-2017".
o grupo desenvolve Mediação de leitura nas escolas, via projetos (PIBEX e PIBIC) aprovados pela equipe e em parceria com a Coordenação de Estágios da FEMCI.
A primeira tarefa oficial como EncantArtes foi a participação na "I Caminhada da alegria: dia da criança na UFPA".
A equipe realizou também o "I EncantArtes vai às escolas" em dezembro de 2017, em parceria com a Coordenação de estágios, visitando escolas de crianças, jovens e adultos na região metropolitana de Belém, nos turnos da manhã, tarde e noite.
A ideia é promover cursos anuais de vivências teatrais para seleção de novos integrantes.
bottom of page