Práticas socioculturais, linguagens e processos de ensino e aprendizagem
na formação docente
(Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia; Núcleo de práticas e linguagens docentes)
O projeto iniciou em maio de 2016 com os objetivos que foram distribuídos em 3 eixos, a saber: Eixo 1: Letramento acadêmico; Eixo 2: Laboratório de produção textual e Eixo 3: Ensino-aprendizagem da língua materna. Atualmente, este eixo é representado pelo EncantArtes- falar, ler e escrever.
Os objetivos se pautavam e assim permanecem em investigar a trajetória formativa dos graduandos da Licenciatura Integrada de modo a ampliar o repertório acadêmico considerando-se que o perfil do egresso exige uma formação leitora e escritora de modo a utilizar a língua nas mais variadas situações de comunicação, portanto, reconhecendo a importância dos diálogos de cunho mais local (literatura oral, modos de viver e de ser amazônicos) e a literatura universal importantes para se tornarem bons alfabetizadores. Além disso, analisar práticas dos docentes da Educação Básica relevantes para o processo aprendizagens dos alunos e licenciandos que os assessoravam.
Desse modo, o Letramento acadêmico e o Laboratório de produção textual cria condições para que os graduandos ampliassem suas histórias de letramento, a autoria, o monitoramento de suas escrita, leitura e oralidade. No caso do Letramento acadêmico, a oferta dos minicursos ocorre tanto para a comunidade interna, quanto externa à UFPA. O Laboratório de produção textual é apenas para licenciandos da FEMCI por conta da limitação logística (compartilhamos o Laboratório de Ludicidade às quintas, sextas e sábados e temos parceria com mestrandos voluntários do PROFLETRAS e do PPGCIMES ambos da UFPA). A proposta era de ampliar o atendimento e as parcerias com outros cursos, principalmente, com os cursos de licenciatura.
O eixo de Ensino-aprendizagem acontece nas escolas e na UFPA em parceria com formadores e licenciandos em prol da alfabetização e letramento nos Anos Iniciais. Deste eixo, surgiu a necessidade de formar um grupo de Medidores iniciantes de leitura e de escrita (contação de histórias, leitura e escrita)- EncantArtes em parceria com os Estágios de Docência, desde o ano de 2017. Foi ampliado em 2018 para o atendimento às escolas ribeirinho-quilombolas. Os projetos PIBEX, PIBIC e PROEXIA são elaborados a partir dessas ampliações anuais.
O projeto foi selecionado na I Convocatória Internacional do Programa Regional para o Desenvolvimento da Profissão Docente na América Latina e Caribe este ano: https://portal.ufpa.br/index.php/ultimas-noticias2/8972-nucleo-de-praticas-e-linguagens-docentes-do-iemci-ufpa-e-destaque-internacional-com-projeto-de-leitura-alfabetizacao-e-docencia
nossa equipe
membros permanentes
Profª Drª Isabel C. França dos S. Rodrigues (Coordenadora)
Profª Drª Elizabeth G. Souza (Vice- Coordenadora)
Colaboradores
bolsistas e não bolsistas
Adalberto Brito Figueiredo
Adriene Cristina De Sousa Ferreira
Ana Julia Franco Gell
Benedita do Socorro de Jesus
Carmen Lucia Braga da Conceição
Driele Salazar Damasceno
Elicarla Feio Silva
Jesuline Mendes Damasceno
Joany Santos Farias
Juliana dos Santos Pantoja
Kleison Cleber Zeferino Teixeira
Laryssa Kelly Gomes
Luis Paulo Carvalho Monteiro
Nádia da Silva Doria
Pedro Paixão
Rayana C. da Silva dos Santos
Sabrina Freitas da Costa
Tainah Carneiro Oliveira
Colaboradores
mestrandos, mestres, doutores e formadores
Ana Lúcia da Silva Brito
Isadora Magno
Elainne Cristina Santana de Lima
Érica Emmanuelle Lima Santos
Cinara Lopes Rodrigues
Vera Lúcia Gonçalves de Almeida
Marta Goreti do Nascimento Rodrigues
Missilene Silva Barreto
Suani Trindade Corrêa
Giselle Cristiane Pinto Moreira
Luis Marcelo de Araújo Pedroso
CONTATOS
dpraticaselinguagens@gmail.com
Isabel Rodrigues- janibel8@yahoo.com.br
Elizabeth Souza-elizabethmathematics@gmail.com